• PSCAL

                                         Alentejo Litoral


    Quem Somos?

     

    Plataforma Supraconcelhia  do Alentejo Litoral

    Esta Plataforma Territorial  , é um órgão da Rede Social, criado com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio.

     Estas estruturas centram-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social.

     Ao nível supraconcelhio, foram implementadas plataformas territoriais com base nas 28 NUT III, de acordo com o Dec-Lei n.º 68/2008, de 14 de abril (com as alterações introduzidas pelo Dec-Lei n.º 85/2009, de 3 de abril e pela Lei n.º 21/2010, de 23 de agosto).


Anúncios do site

Semana da Responsabilidade Social 2024 regressa em novembro a Lisboa

by Rui Coelho -

sem

A 19.ª edição da Semana da Responsabilidade Social, iniciativa da APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial que conta com o apoio da UN GCNP – UN Global Compact Network Portugal, decorre em formato exclusivamente presencial, através de dois fóruns, em que o palco é o Auditório do IAPMEI em Lisboa [Estrada do Paço do Lumiar, Campus do Lumiar, Edifício L, 1649-038 Lisboa].

O 1.º Fórum está marcado para 5 e 6 de novembro e terá como tema principal a Normalização, sendo por isso dedicado ao debate dos principais referenciais normativos e sua aplicabilidade.  A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial enquanto Organismo de Normalização Setorial (ONS) coordena a elaboração de normas nos domínios da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade, encontrando-se organizado em Comissões Técnicas (CT) e Subcomissões (SC):

CT 164 – Responsabilidade Social/ SC 001 – Compras Sustentáveis;

CT 165 – Ética nas Organizações;

CT 179 – Organizações Familiarmente Responsáveis;

CT 217 – Finanças Sustentáveis;

CT 218 – Economia Circular;

CT 219 – Bem-estar e Felicidade Organizacional.

O 2.º Fórum agendado para 26 e 27 de novembro será centrado no Pacto para o Futuro, documento que irá resultar da Cimeira do Futuro que se realiza em setembro de 2024 e por isso nas cinco áreas de ação que a United Nations identificou como sendo prioritárias para a implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Desenvolvimento Sustentável e Financiamento do Desenvolvimento; Paz e Segurança Internacionais; Ciência, Tecnologia e Inovação e Cooperação Digital; Juventude e Gerações Futuras e Transformações na Governação Global.

Em ambos os fóruns ocorrem sessões temáticas, apresentações de conteúdos digitais relacionados com práticas de responsabilidade social e momentos de networking.

A Semana da Responsabilidade Social é uma iniciativa que congrega, desde 2006, representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil, para debater em Portugal os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade.

A participação é gratuita, mas sujeita a registo!

Registos no site apee.pt a partir de 2 de setembro de 2024.​

Fonte: APEE

Kit para o Desenvolvimento da Política de Sustentabilidade alinhada com a Agenda 2030 e os ODS

by Rui Coelho -

kitkit

Com o objetivo de fomentar uma administração pública mais alinhada com os ODS, o INA desenvolveu, em 2023, o "Kit para o Desenvolvimento da Política de Sustentabilidade alinhada com a Agenda 2030 e os ODS", que tem por objetivo apoiar organizações públicas no desenho das suas políticas de sustentabilidade.

Neste quadro, o INA iniciou ontem uma série de 4 workshops de operacionalização do kit na Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros, que ocorrerão ao longo do mês de julho. 

Descarregue o 𝗞𝗜𝗧 aqui 👉 bit.ly/49Sy5KA

 

Fonte: INA

Call for Papers (CfP) - 6º Seminário Internacional sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde | 6th International Seminar on Social Vulnerabilities and Health

by Rui Coelho -

ips

Com o objetivo de discutir temas relacionados com as vulnerabilidades sociais e de saúde, a Escola Superior de Saúde (ESS) e a Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS), estão a organizar o 6º Seminário Internacional sobre Vulnerabilidades Sociais e Saúde, subordinado ao tema “Percursos migratórios e cidadania global - diversidade e (des)igualdades”, que terá lugar nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2024, em formato online.

 http://www.seminariovss.ips.pt/pt

À semelhança das edições anteriores, teremos um conjunto de painéis temáticos, com oradores convidados e sessões paralelas de comunicações livres, para as quais o convidamos a submeter um resumo, até 8 de setembro, caso tenha interesse em participar.

 

Temas dos painéis:

Painel I - (Re)visitar os percursos migratórios

Painel II - Rotas migratórias: Portugal e o mundo

Painel III - Cidadania global: desafios e oportunidades

Painel IV - Saúde e bem-estar das populações migrantes


Para mais detalhes e acesso às atualizações, visite o website do evento: http://www.seminariovss.ips.pt/pt/call

 

Agradecemos a partilha deste CfP com a sua rede de contatos, para quem a participação possa interessar.

 

Saudações cordiais,

A Comissão Organizadora do VI Seminário Internacional Vulnerabilidades Sociais e Saúde

Partilha de publicações divulgadas em DRE

by Rui Coelho -

gov

Despacho n.º 6837-A/2024

Finanças, Saúde e Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças, Gabinete da Ministra da Saúde e Gabinete da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Autoriza o Instituto da Segurança Social, I. P., e a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., a assumir os compromissos plurianuais decorrentes dos contratos-programa para o triénio 2024-2026 com as unidades e equipas integradas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

 

Portaria n.º 170/2024/1

 

FINANÇAS E TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL

Determina os valores dos coeficientes a utilizar na atualização das remunerações anuais.

Despacho n.º 6865/2024

Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinete da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Altera a redação do Despacho n.º 3633/2024, de 4 de abril, que define o procedimento de reconhecimento da situação de demência prevista nas cláusulas IX, X e XII do Compromisso de Cooperação para o Setor Social e Solidário 2023-2024.

 

Inscrições: Ação de informação/sensibilização - Alzheimer Portugal (28 de junho, 10h00)

by Rui Coelho -

cartaz

Caros/as Parceiros

 Vimos, por esta forma, divulgar  junto de V.ªs Ex.ªs  a ação de capacitação no âmbito da campanha nacional da Alzheimer Portugal, a ter lugar no dia 28 de junho, no Cinema Charlot, em Setúbal, convidando-vos à participação na referida Ação.

Mais solicitamos que procedam à divulgação da mesma pela V/ equipa e/ou entidades que possam ter interesse em conhecer/aprofundar a temática.

 Para o efeito, remete-se infra e em anexo, o programa da ação de capacitação, solicitando-se a inscrição de todas/os as/os interessadas/os até ao dia 21 de junho, através do seguinte formulário online.

Webinar Unicef

by Rui Coelho -
Older topics...