• PSCAL

                                         Alentejo Litoral


    Quem Somos?

     

    Plataforma Supraconcelhia  do Alentejo Litoral

    Esta Plataforma Territorial  , é um órgão da Rede Social, criado com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio.

     Estas estruturas centram-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social.

     Ao nível supraconcelhio, foram implementadas plataformas territoriais com base nas 28 NUT III, de acordo com o Dec-Lei n.º 68/2008, de 14 de abril (com as alterações introduzidas pelo Dec-Lei n.º 85/2009, de 3 de abril e pela Lei n.º 21/2010, de 23 de agosto).


Anúncios do site

Webinar Nacional "O papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social" | 02 de Outubro | 14h30

by Rui Coelho -

e

a

A EAPN Portugal defende que a Educação é um trunfo indispensável para a Humanidade.

Cientes da importância de um trabalho sistematizado, organizado e contínuo de promoção dos valores de justiça social, igualdade e solidariedade em toda a comunidade escolar, a EAPN Portugal organiza, já no próximo dia 02 de outubro, a partir das 14h30 (plataforma Zoom) um webinar nacional com o foco na reflexão acerca do papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social: “O papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social”.

Convidamos para este debate algumas das escolas com as quais a EAPN Portugal tem trabalhado ao longo dos últimos anos, para que possamos refletir sobre a importância do trabalho em rede entre escolas e organizações do Terceiro Setor, e de que forma este trabalho articulado tem concorrido para a execução da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Pode fazê-lo clicando aqui

Consulte o programa em: https://www.eapn.pt/eventos/webinar-o-papel-das-escolas-no-combate-a-pobreza-e-exclusao-social/

 

Mª Dulce Marques

Núcleo Distrital de Setúbal

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

 

setubal@eapn.pt

Av. 5 de Outubro, Nº 92, 2º Esq.

2900-308 Setúbal

Tlm: 967 084 637

Chamada para rede móvel nacional

www.eapn.pt


Portaria n.º 218/2024/1 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL Cria e regula o Programa INTEGRAR

by Rui Coelho -
AA

Sessão de esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil

by Rui Coelho -

Setúbal acolhe sessão de esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil

Dinamizada pelo Juiz Desembargador Dr. Paulo Guerra e pela Professora Doutora Ana Rita Alfaiate, realizou-se no passado dia 13 de setembro, uma Sessão de Esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil, a qual decorreu no Mercado do Livramento, em Setúbal. 

Esta iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Adoção, Apadrinhamento Civil e Apoio à Parentalidade, tendo decorrido na sequência do Seminário Apadrinhamento Civil: Crónica de uma Vida Anunciada, realizado no dia 17 de maio, em Lisboa. 

A sessão que pretendeu ser um momento de reflexão com especialistas na matéria, contou com a presença da Diretora do Centro Distrital de Setúbal, Luísa Ferreira Malhó, que deu as boas vindas a todas e a todos as/os presentes e realçou a importância desta ação, enfatizando a necessidade desta matéria ser amplamente divulgada face aos dados atuais do número de apadrinhamentos no distrito, bem como a nível nacional. 

Estiveram presentes representantes de Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), de Casas de Acolhimento do distrito, de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental  (CAFAP), a par de uma vasta participação da equipa de Infância e Juventude. Durante a sessão foi possível clarificar procedimentos e metodologias de intervenção.

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO DE ENCONTRO DO POLO ALMADA / SEIXAL

by Rui Coelho -

r

(CRI) da Península de Setúbal / Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, IP (ICAD, IP)

 

Exmo./a Senhor/a

 O Polo Almada Seixal (anteriormente designado por E.T.E.T. Almada), do Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, IP (ICAD, IP) tem o prazer de o/a convidar para o seu I Encontro dedicado ao tema: Trauma Psicológico e Comportamentos Aditivos e Dependências.

 Este Encontro irá realizar-se no dia 15 de Outubro, no auditório do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada

 A participação é gratuita mediante inscrição até ao dia 14/10/2024 às 14:00h. 

  Link para: INSCRIÇÃO I ENCONTRO POLO ALMADA-SEIXAL

 Sinopse: O trauma psicológico é uma resposta emocional a acontecimentos da vida da pessoa, para os quais ela não estava preparada. Provoca grande sofrimento e gera sentimentos de desamparo e solidão. Pessoas traumatizadas poderão encontrar no álcool, nas drogas e noutros comportamentos aditivos, uma forma de anestesia para as dores emocionais, para o trauma. Cria-se um círculo difícil de romper...

 

 Com os nossos melhores cumprimentos,

 A Comissão Organizadora 

Attachment cartaz300dpi_sem_save_date (1) (002).jpg
Attachment programa tad.gif

Segurança Social em Números 2024

by Rui Coelho -

ss.jpg

Divulga-se o documento infra . É uma publicação anual que divulga informação relevante do e para o sistema de segurança social, suportada em indicadores demográficos e económicos e em dados físicos e financeiros da segurança social.

Folheto Segurança Social em Números tem como objetivo facultar o acesso a informação de forma agregada e sistematizada, fundamental para o suporte à tomada de decisão e para melhor perceção das tendências evolutivas das principais variáveis caracterizadoras do sistema de segurança social.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2024 - Aprova a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025-2030.

by Rui Coelho -

enipsa

Nas últimas décadas, as preocupações de combater o fenómeno da situação Sem-Abrigo têm sido crescentes, o que levou à implementação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (ENIPSSA) 2017-2023.

A ENIPSSA 2017-2023, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 107/2017, de 25 de julho, visava consolidar uma abordagem estratégica e holística de prevenção e intervenção, centrada nas pessoas em situação de Sem-Abrigo, por forma a que ninguém tenha de permanecer na rua por
ausência de alternativas.

Esta Estratégia foi alterada em 2020, através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2020, de 21 de janeiro, nomeadamente no modelo de governação, visando um acompanhamento de maior proximidade, através da criação da figura de gestor executivo que assegura a gestão e a coordenação da Estratégia, coordena o Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia (GIMAE), assegura a articulação entre os diversos órgãos e estruturas da ENIPSSA e promove o acompanhamento, monitorização, agilização e prossecução dos objetivos, recursos e estratégias na implementação de medidas de política e de intervenção para as pessoas em situação de Sem-Abrigo.

Decorrido o período de vigência da ENIPSSA 2017-2023 e tratando-se de um tema prioritário em matéria de direitos humanos e no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a aprovação do presente diploma revela-se urgente e inadiável, impondo-se a necessidade de garantir a sua continuidade num novo ciclo programático, sem interrupções, reforçando as políticas públicas na prevenção e combate ao fenómeno das pessoas que se encontram em situação de risco ou que vivenciam a condição de Sem-Abrigo.
Na senda de um enquadramento internacional e mais especificamente no que diz respeito à Agenda 2030, a ENIPSSA, pela sua natureza, contribui, através dos seus objetivos estratégicos, direta ou indiretamente, para 10 dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Consulte : Publicação-ENIPSA

Despacho n.º 8972/2024, de 8 de agosto - GT para avaliação de estratégias referentes a crianças e jovens

by Rui Coelho -

gp

SUMÁRIO

Constituição de um grupo de trabalho para proceder à avaliação da implementação da Estratégia Nacional para os Direitos da Criança 2021-2024, do Eixo Estratégico 1 da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 e do Plano de Ação da Garantia para a Infância 2022-2030, e proceder à realização de proposta de Estratégia Nacional única, no âmbito da proteção e promoção dos direitos das crianças e dos jovens.

«(…)

1 - A constituição de um grupo de trabalho com os seguintes objetivos:

a) Avaliação da implementação da Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças 2021-2024 (ENDC 2021-2024), da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 (ENCP) e do Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância 2022-2030 (PAGPI 2022-2030) e elaboração das respetivas conclusões; e

b) Realização de uma proposta de Estratégia Nacional única, no âmbito da proteção e promoção dos direitos das crianças e dos jovens, que integre os eixos do combate à pobreza, da garantia para a infância e dos direitos das crianças.

 (…)

 7 - O grupo de trabalho apresenta, ainda, ao membro do Governo da área do trabalho, solidariedade e segurança social uma proposta de Estratégia Nacional única, nos termos do previsto na alínea b) do n.º 1, até 30 de novembro de 2024.

(…)»

Consulte aqui : https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/8972-2024-875838784

Prorrogado até 16 de setembro o concurso para apoiar a promoção da inclusão social dos grupos mais fragilizados da população

by Rui Coelho -

g

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. A nova geração do Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) pretende reforçar as políticas já desenvolvidas. Para apoiar estas ações, o PESSOAS 2030 colocou a concurso um montante de 140 milhões de euros, nos quais se incluem 119 milhões de euros provenientes do Fundo Social Europeu Mais (FSE+).

Podem apresentar candidatura ao AAC PESSOAS-2024-12, as entidades identificadas no Anexo E do Aviso de Abertura de Candidaturas, na sequência do convite efetuado nos termos do previsto na Portaria n.º 428/2023, de 12 de dezembro, e dos Despachos n.º 514/2024, de 18 de janeiro, e n.º 2393/2024, de 5 de março, para a constituição das Entidades Coordenadoras Locais de Parceria.

São destinatários desta tipologia de operação os grupos vulneráveis, nomeadamente desempregados de longa duração, beneficiários de prestações do subsistema de solidariedade, pessoas em situação de dependência, com deficiência e/ou incapacidade, crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade residentes em territórios de CLDS.

Estas entidades podem beneficiar dos apoios no âmbito do desenvolvimento de ações enquadradas nos Contratos Locais de Desenvolvimento Social, nas regiões elegíveis ao PESSOAS 2030 do Norte, Centro e Alentejo, nomeadamente nos seguintes eixos de intervenção:

  1. a) Emprego, formação e qualificação;
  2. b) Combate à pobreza e à exclusão social, nomeadamente das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância;
  3. c) Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade;
  4. d) Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.

Até 2029, o PESSOAS 2030 pretende apoiar 370 projetos de Desenvolvimento Social e Comunitário, nos quais se incluem os Projetos CLDS.

O prazo para submissão de candidaturas ao AAC PESSOAS-2024-12 foi prorrogado até 16 de setembro de 2024. Estas podem ser submetidas através de formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2030. As entidades candidatas devem assegurar a submissão atempada da sua candidatura,  salvaguardando o tempo necessário para a resolução de dificuldades de última hora.

Informações ou dúvidas relacionadas com as candidaturas devem ser endereçadas à linha dos Fundos 800 10 35 10 (09:00-18:00h – gratuito) ou para o endereço de correio eletrónico: linhadosfundos@linhadosfundos.pt Também poderão ser colocadas ao Programa PESSOAS 2030 pelo telefone 21 597 67 90 (serviço de Call Center), endereço de correio eletrónico: geral@pessoas2030.gov.pt ou ainda ao Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS), enquanto organismo intermédio do PESSOAS 2030 para esta medida de política pública, pelo telefone 300 510 300 ou endereço de correio eletrónico ISS-CLDS5G@seg-social.pt.

Aceda aqui ao concurso PESSOAS-2024-12

Older topics...