• PSCAL

                                         Alentejo Litoral


    Quem Somos?

     

    Plataforma Supraconcelhia  do Alentejo Litoral

    Esta Plataforma Territorial  , é um órgão da Rede Social, criado com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio.

     Estas estruturas centram-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social.

     Ao nível supraconcelhio, foram implementadas plataformas territoriais com base nas 28 NUT III, de acordo com o Dec-Lei n.º 68/2008, de 14 de abril (com as alterações introduzidas pelo Dec-Lei n.º 85/2009, de 3 de abril e pela Lei n.º 21/2010, de 23 de agosto).


Anúncios do site

Despacho n.º 5550/2025 de 16 de maio - renovação contratos 2025-2027

por Rui Coelho -

f

Foi hoje publicado o Despacho n.º 5550/2025 de 16 de maio, pelas FINANÇAS, SAÚDE E TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL que autoriza o Instituto da Segurança Social, I. P., e a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P., a assumir os compromissos plurianuais decorrentes dos contratos-programa para o triénio de 2025-2027 com as unidades e equipas integradas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A Rede Social.

Divulgação de questionário - Estratégias de procura de serviços de saúde mental em Portugal: Um Estudo transversal.

por Rui Coelho -

rs

A Rede Social divulga;

 Exmº. Senhor(a)

No âmbito da relação institucional com a Escola Nacional de Saúde Pública, a FamiliarMente colabora num estudo que está a ser desenvolvido pela Professora Sílvia Conde e orientado pelo Professor Miguel Xavier (NOVA Medical School) e pela Professora Teresa Maia  e que tem como objetivo, conhecer como é feita a procura dos cuidados de saúde mental em Portugal e para tal, foi concebido um questionário anónimo, dirigido a pessoas com doença mental, familiares e outras pessoas que recorram aos serviços de saúde mental.

 

Agradecemos a pronta resposta e a sua partilha, junto das pessoas com doença mental, familiares e outras pessoas que recorram aos serviços de saúde mental.

 

LINK QUESTIONÁRIO: 

 

Questionário

 

qe

Com os melhores cumprimentos

Apoio Técnico e Administrativo

(J.Leal)

Infografia da Semana da Interculturalidade - EAPN

por Rui Coelho -

e

Migrações: Factos e Números 2025

Esta infografia, produzida pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza da EAPN Portugal, apresenta uma análise detalhada sobre os alunos filhos de pais estrangeiros matriculados nas escolas públicas de ensino não superior em Portugal Continental, com base nos dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) referentes ao ano letivo 2022/2023.

Através de uma abordagem clara e acessível, a infografia revela:

– A crescente presença destes alunos no sistema educativo (mais de 179 mil, correspondendo a 16% do total de matriculados);

– A sua distribuição geográfica por regiões NUTS III, com destaque para o Algarve, Grande Lisboa e Península de Setúbal;

– Os desafios que enfrentam em termos de sucesso escolar, taxas de retenção e abandono;

– O aumento significativo na frequência da disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM);

– A realidade socioeconómica destes alunos, refletida na elevada percentagem de beneficiários da Ação Social Escolar.

Este retrato estatístico pretende informar, sensibilizar e apoiar a definição de políticas públicas mais justas e inclusivas, garantindo igualdade de oportunidades a todas as crianças e jovens, independentemente da origem dos seus pais.

PROCOOP- Despacho n.º 4368/2025 -2025-04-08

por Rui Coelho -

 k

Despacho n.º 4368/2025 - Diário da República n.º 69/2025, Série II de 2025-04-08


Trabalho, Solidariedade e Segurança Social - Gabinete da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão e Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social
Aprova o aviso de abertura de candidaturas ao Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais (PROCOOP).

Candiddaturas Abertas - Microcredencial Saúde das pessoas migrantes e refugiadas | Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

por Rui Coelho -

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal divulga a abertura das candidaturas para o seguinte curso breve/microcredencial: 

 

 

 

 

Microcredencial Saúde das pessoas migrantes e refugiadas

 

mobilidade global de pessoas tem-se revelado uma tendência contínua e crescente. Entre 1990 e 2020, o número de migrantes internacionais aumentou significativamente, alcançando 281 milhões em todo o mundo.

As pessoas migrantes enfrentam desafios nos países de destino, transversalmente caracterizados por vulnerabilidades sociais e económicas que condicionam a saúde individual e coletiva. Em acréscimo, configuram-se ainda complexidades particulares nos âmbitos da cidadania, procura e acesso aos serviços de saúde, comportamentos de saúdeliteracia em saúdedoenças transmissíveis e não transmissíveis.

Pelas problemáticas e vulnerabilidade destas pessoas, torna-se imprescindível a capacitação dos profissionais para uma oferta de respostas integradas e ajustadas que promovam a saúde, a equidade e a justiça social em linha com o respeito pelos Direitos Humanos.

 

Candidaturas até 22 de abril

 

Mais informações  AQUI

 

Após a conclusão da
matrícula, ser-lhes-á atribuído um apoio no valor da propina de acordo com o
edital que determina as condições para atribuição dos apoios e prémios a
conceder no âmbito do projeto PROMETHEUS ao ano letivo 2024/2025. Após a
conclusão do curso, com sucesso, os estudantes recebem um prémio no valor de

Acordo de Compromisso de Cooperação com o Setor Social e Solidário para 2025-2026

por Rui Coelho -

f

O Estado assinou o Acordo de Compromisso de Cooperação com o Setor Social e Solidário para 2025-2026, que representa o maior aumento de sempre nas comparticipações do Estado para este setor que se junta em anexo.

Gulbenkian Home Care 2.0 - Apoio a projetos inovadores na prestação de cuidados domiciliários às pessoas idosas.

por Rui Coelho -

vg

Consulte : Candidatura
Abertura: 10 mar 2025 / 09:00
Encerramento: 21 abr 2025 / 13:00

Gulbenkian Home Care 2.0

Apoio a projetos inovadores na prestação de cuidados domiciliários às pessoas idosas.

A Fundação Gulbenkian pretende apoiar novos modelos de cuidados a pessoas idosas e facilitar o acesso a Serviços de Apoio Domiciliário (SAD) mais qualificados, multidisciplinares e flexíveis, ajustados às necessidades específicas das pessoas, tendo em conta os seus contextos de vida e assegurando a preservação das suas capacidades e a sua participação na vida em comunidade.

Após uma fase piloto (2023-2024), em que foram apoiados quinze projetos que testaram modelos inovadores de cuidados domiciliários em várias localidades do país, foram reunidas recomendações a partir das quais se desenhou este novo desafio que terminou no desafio deste concurso a duas fases;

Na primeira fase, que decorre entre os dias 10 de março e 21 de abril, pretende-se receber a ideia para o projeto, com uma memória descritiva e as condições de exequibilidade para o colocar em prática, incluindo compromissos firmados entre as organizações parceiras. As candidaturas que reunirem os requisitos e tiverem apreciação favorável passam à segunda fase;

Na segunda fase de candidaturas, que decorrerá entre 1 e 30 de maio, devem ser submetidas propostas detalhadas dos projetos, discriminando objetivos a atingir, atividades a desenvolver, responsabilidades assumidas por cada uma das entidades e de que forma será operacionalizado o projeto de forma articulada e em complementaridade.

Condições do Apoio;

Às candidaturas selecionadas, a Fundação Calouste Gulbenkian assegurará:

Financiamento até 80% do custo total dos projetos, até um máximo de 150 000 € durante dois anos;

Acompanhamento técnico-científico, capacitação e consultoria especializada;

Avaliação externa do projeto por investigadores, especialistas na área do envelhecimento, ao longo da execução de toda a iniciativa.

Estima-se apoiar até 14 projetos durante dois anos, entre outubro de 2025 e outubro

Tópicos mais antigos...