• PSCAL

                                         Alentejo Litoral


    Quem Somos?

     

    Plataforma Supraconcelhia  do Alentejo Litoral

    Esta Plataforma Territorial  , é um órgão da Rede Social, criado com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio.

     Estas estruturas centram-se na discussão e concertação produzida em torno dos diagnósticos sociais e problemáticas identificadas pelos Conselhos Locais de Ação Social.

     Ao nível supraconcelhio, foram implementadas plataformas territoriais com base nas 28 NUT III, de acordo com o Dec-Lei n.º 68/2008, de 14 de abril (com as alterações introduzidas pelo Dec-Lei n.º 85/2009, de 3 de abril e pela Lei n.º 21/2010, de 23 de agosto).


Anúncios do site

Fórum Social de Palmela

por Rui Coelho -

Setúbal participa na 15.ª edição do Fórum Social Pamela

l

No dia 21 de novembro, realizou-se a 15.ª edição do Fórum Social Palmela, iniciativa promovida pela Rede Social Palmela. Esta edição, subordinada ao tema “Democracia e Direitos Sociais, marcos e conquistas de Abril", contou, na sessão de abertura, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, da Presidente do Conselho Local de Ação Social de Palmela, Maria João Camolas, e da Diretora do Centro Distrital de Setúbal, Luísa Ferreira Malhó.

Na sua intervenção, a Diretora Distrital saudou duplamente a Rede Social de Palmela pela realização de mais um Fórum, que constitui um marco agregador ao sentar à mesma mesa todos os parceiros e agentes do concelho, em mais um momento de partilha e reflexão. O duplo agradecimento recaiu também pelo apreço na escolha do tema associado à celebração dos 50 anos do 25 de abril.

Referiu que o facto de se falar de Democracia e Direitos Sociais, com total liberdade de expressão, é desde logo uma das grandes conquistas de Abril. Fez uma retrospetiva do que existia antes do 25 de abril em matéria de proteção social, sendo esta muito reduzida e exclusiva para alguns grupos de trabalhadores. Abordou os principais marcos na construção de uma Segurança Social Universal e do Estado Social, em que as políticas sociais passam a ser um direito.

O Fórum integrou uma primeira Mesa Redonda dedicada ao tema: “Direitos Sociais, uma conquista de Abril", contando com a participação de representantes das áreas da Saúde, da Educação, da Habitação, do Trabalho, Emprego e Proteção Social, tendo a moderação sido assegurada pela Diretora Distrital, Luísa Ferreira Malhó, e pela Vereadora Maria João Camolas.

O encontro prosseguiu com uma segunda Mesa Redonda, subordinada ao tema “Pilar Europeu dos Direitos Sociais, investir nas crianças", contando com a participação de representantes de várias organizações e/ou projetos na área da infância, entre elas Sónia Almeida, da Coordenação Nacional da Garantia para a Infância, tendo a moderação ficado a cargo da Diretora da Unidade de Desenvolvimento Social, Cristina Lira.

Fórum Social de Palmela1.jpg

Fórum Social de Palmela2.jpg

Fórum Social de Palmela3.jpg

Fórum Social de Palmela5.jpg

Sessão de esclarecimento sobre o Regime Maior Acompanhado

por Rui Coelho -

k

Caro(a) Parceiro(a)

Com 22 anos de atividade, a ANPAR - Associação Nacional de Pais e Amigos Rett  é a organização representativa e de apoio às pessoas com Síndrome de Rett e respetivas famílias, tendo como missão promover a melhoria da sua qualidade de vida.

No decorrer da nossa atividade verificamos que existe ainda muito desconhecimento sobre esta doença rara, muito incapacitante e as suas consequências. Neste âmbito, surge o projeto "Sensibilizar para a Síndrome de Rett"- Projeto cofinanciado pelo INR, IP., que, entre outros, tem como objetivo informar acerca do Regime Maior Acompanhado, com vista a salvaguardar os direitos, proteção e autonomia da pessoa com deficiência.

Em formato on-line, com a amável participação da Procuradora da República Dra. Margarida Paz, esta ação de sensibilização terá lugar no próximo dia 3 de dezembro, pelas 18h30m, em formato on-line.

Esta sessão é gratuita apenas sendo necessária inscrição através do link:  

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIE5x2dYq_6o62O_t07cyIAYNfNcednohxQvdaFmRHNrdSLw/viewform

Desde já agradecemos também  pela colaboração para a divulgação e participação no evento. Junto enviamos o cartaz de divulgação.

Os melhores cumprimentos,

Isabel Almeida 

Gestora de projetos 

 

Rua António Aleixo, Nº9 e 9A

Paivas, 2845-361 Amora

AIorK4ymXkZctKFmwhzMOEWKWfFdBoHWP8n6wE47Hqwsv4yAVCspfTZEaT-Y58uyNGWbWLPhJYNcNwk     

Telf: 211 340 467 / 919 467 392

Site: www.anpar.pt

E-mail: anparett@gmail.com

 

AVISO DE CONFIDENCIALIDADE A informação transmitida nesta mensagem é de uso exclusivo da pessoa e/ou entidade a que se destina e pode conter informações privilegiadas e/ou confidenciais. Se não é o destinatário desta mensagem está proibido de proceder à sua impressão, duplicação, divulgação e/ou qualquer outra forma de utilização, bem como de agir com base nestas informações. Se tiver recebido esta mensagem por erro, por favor, avise o remetente imediatamente, elimine estas informações do seu computador e d

Consulta Pública "LIVRO VERDE SOBRE O FUTURO DO TRABALHO"

por Rui Coelho -

v

A comissão para a Sustentabilidade da Segurança Social foi criada com o objetivo de produzir um livro verde sobre a sustentabilidade do sistema previdencial, com foco especial no que respeita à vertente das pensões. 

Este documento visa aprofundar o conhecimento sobre as alterações legislativas desde a publicação da Lei de Bases da Segurança Social (Lei n.º 4/2007, de 16 de janeiro) e estabelecer estratégias para adaptar o sistema às novas realidades financeiras e sociais.

Atualmente, o Livro Verde está acessível em formato digital ao público, e a Comissão convida a sociedade civil, investigadores, academias e organizações a enviar suas contribuições até o dia 15 de dezembro de 2024. Os interessados podem enviar os seus contributos e sugestões para o e-mail LVSSP@gep.mtsss.pt.  

Esta iniciativa representa um passo crucial na procura de soluções sustentáveis para o Sistema Previdência da Segurança Social. A participação da sociedade é fundamental para garantir que o sistema de pensões atenda às necessidades de todos os cidadãos.  

O programa Daphne-CHILD abriu o período de candidaturas

por Rui Coelho -

c

Oportunidade de financiamento para organizações que combatem a violência contra as crianças

O programa Daphne-CHILD abriu o período de candidaturas, oferecendo 1,3 milhões de euros em subvenções a organizações da sociedade civil que lutam contra a violência contra as crianças, em 9 países da Europa.

Informações essenciais:

- Países elegíveis: Bulgária, Grécia, Hungria, Irlanda, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha, Ucrânia

- Objeto: Apoio a organizações que lutam contra a violência contra as crianças

Para mais informações, visite o centro de informação do programa em http://daphne.childhub.org, onde pode consultar as condições de apresentação de candidaturas pormenorizadas em várias línguas.

Haverá uma sessão de informação online (em Inglês), no dia 28 de outubro, onde poderá colocar todas as suas questões sobre elegibilidade, processo de candidatura e muito mais diretamente aos responsáveis pelo programa, na qual se poderá inscrever aqui.

A Fundação é o Ponto Focal Nacional deste programa, que pode contactar pelo email mafalda.lourenco@fnsbs.pt.

Não perca esta oportunidade de ter um impacto duradouro na vida das crianças em toda a Europa. Encorajamo-lo a partilhar esta oportunidade de financiamento com as suas redes e colegas que possam estar interessados e ser elegíveis para esta subvenção.

 

Webinar Nacional "O papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social" | 02 de Outubro | 14h30

por Rui Coelho -

e

a

A EAPN Portugal defende que a Educação é um trunfo indispensável para a Humanidade.

Cientes da importância de um trabalho sistematizado, organizado e contínuo de promoção dos valores de justiça social, igualdade e solidariedade em toda a comunidade escolar, a EAPN Portugal organiza, já no próximo dia 02 de outubro, a partir das 14h30 (plataforma Zoom) um webinar nacional com o foco na reflexão acerca do papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social: “O papel das escolas no combate à pobreza e exclusão social”.

Convidamos para este debate algumas das escolas com as quais a EAPN Portugal tem trabalhado ao longo dos últimos anos, para que possamos refletir sobre a importância do trabalho em rede entre escolas e organizações do Terceiro Setor, e de que forma este trabalho articulado tem concorrido para a execução da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Pode fazê-lo clicando aqui

Consulte o programa em: https://www.eapn.pt/eventos/webinar-o-papel-das-escolas-no-combate-a-pobreza-e-exclusao-social/

 

Mª Dulce Marques

Núcleo Distrital de Setúbal

EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza

 

setubal@eapn.pt

Av. 5 de Outubro, Nº 92, 2º Esq.

2900-308 Setúbal

Tlm: 967 084 637

Chamada para rede móvel nacional

www.eapn.pt


Portaria n.º 218/2024/1 TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL Cria e regula o Programa INTEGRAR

por Rui Coelho -
AA

Sessão de esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil

por Rui Coelho -

Setúbal acolhe sessão de esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil

Dinamizada pelo Juiz Desembargador Dr. Paulo Guerra e pela Professora Doutora Ana Rita Alfaiate, realizou-se no passado dia 13 de setembro, uma Sessão de Esclarecimento sobre Apadrinhamento Civil, a qual decorreu no Mercado do Livramento, em Setúbal. 

Esta iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Adoção, Apadrinhamento Civil e Apoio à Parentalidade, tendo decorrido na sequência do Seminário Apadrinhamento Civil: Crónica de uma Vida Anunciada, realizado no dia 17 de maio, em Lisboa. 

A sessão que pretendeu ser um momento de reflexão com especialistas na matéria, contou com a presença da Diretora do Centro Distrital de Setúbal, Luísa Ferreira Malhó, que deu as boas vindas a todas e a todos as/os presentes e realçou a importância desta ação, enfatizando a necessidade desta matéria ser amplamente divulgada face aos dados atuais do número de apadrinhamentos no distrito, bem como a nível nacional. 

Estiveram presentes representantes de Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), de Casas de Acolhimento do distrito, de Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental  (CAFAP), a par de uma vasta participação da equipa de Infância e Juventude. Durante a sessão foi possível clarificar procedimentos e metodologias de intervenção.

PEDIDO DE DIVULGAÇÃO DE ENCONTRO DO POLO ALMADA / SEIXAL

por Rui Coelho -

r

(CRI) da Península de Setúbal / Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, IP (ICAD, IP)

 

Exmo./a Senhor/a

 O Polo Almada Seixal (anteriormente designado por E.T.E.T. Almada), do Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, IP (ICAD, IP) tem o prazer de o/a convidar para o seu I Encontro dedicado ao tema: Trauma Psicológico e Comportamentos Aditivos e Dependências.

 Este Encontro irá realizar-se no dia 15 de Outubro, no auditório do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada

 A participação é gratuita mediante inscrição até ao dia 14/10/2024 às 14:00h. 

  Link para: INSCRIÇÃO I ENCONTRO POLO ALMADA-SEIXAL

 Sinopse: O trauma psicológico é uma resposta emocional a acontecimentos da vida da pessoa, para os quais ela não estava preparada. Provoca grande sofrimento e gera sentimentos de desamparo e solidão. Pessoas traumatizadas poderão encontrar no álcool, nas drogas e noutros comportamentos aditivos, uma forma de anestesia para as dores emocionais, para o trauma. Cria-se um círculo difícil de romper...

 

 Com os nossos melhores cumprimentos,

 A Comissão Organizadora 

Anexo cartaz300dpi_sem_save_date (1) (002).jpg
Anexo programa tad.gif
Tópicos mais antigos...