Envelhecimento e políticas sociais em Portugal Que respostas e que futuro?

Envelhecimento e políticas sociais em Portugal Que respostas e que futuro?

por Rui Coelho -
Número de respostas: 0


Divulga-se Boletim nº 5 - Novembro 2020 - ON EAPN - sobre Envelhecimento e Politicas Sociais - Que Respostas e que Futuro? 

Com o virar do século, o crescente envelhecimento populacional trouxe novos desafios às sociedades modernas. À semelhança de outros países pelo mundo, prevê-se que nas próximas décadas se assista em Portugal a uma inversão demográfica da população, podendo mesmo a população com 65 anos ou mais aumentar para os 37% até 2065. Se aliarmos estas transformações ao facto de Portugal poder perder cerca de 14% da sua população até esta data, torna-se por demais evidente que estas mudanças implicarão efeitos importantes a vários níveis, desde saúde e segurança social, ao crescimento económico e distribuição de rendimentos.


No Boletim #5 procuramos discutir os principais desafios e riscos inerentes ao crescente envelhecimento populacional em Portugal. Em particular, procuramos analisar de forma sucinta algumas das políticas e instrumentos de proteção social desenhados para dar resposta a esta realidade, discutir as suas fragilidades e apresentar alguns exemplos de respostas inovadoras e diferenciadoras na área do envelhecimento.

Fonte: Observatório Nacional Luta Contra a Pobreza

Descarregar Boletim #5